Uma Verdade Inconveniente

Uma Verdade Inconveniente

Este filme é um documentário, da autoria de Al Gore (ex-vice-presidente dos E.U.A.), sobre o aumento do efeito estufa, ou seja, o Aquecimento Global.

Todo este interesse de Al Gore pelo Aquecimento Global, surgiu quando o seu filho de 6 anos foi atropelado e esteve durante um mês internado no hospital à beira da morte. Foi desde então que Al Gore tem viajado pelo mundo e se tem deparado com este problema sério.

Al Gore perdeu as últimas eleições à presidência dos E.U.A., para George W. Bush, mas isso só veio a contribuir para que ele se passasse a dedicar a 100% ao problema do Aquecimento Global.

Antigamente, os raios solares reflectidos pela terra eram quase todos expulsos. Mas, actualmente, ficam retidos na camada de gases, que é constituída pelos G.E.E. (Gases com Efeito de Estufa). E é assim que o Aquecimento Global é causado.

Um dos principais G.E.E., é o CO2 (dióxido de carbono).

Cada ano que passa, o nível de CO2 aumenta, e quando o nível de CO2 aumenta, a temperatura aumenta também. Há previsões que daqui a 50 anos o CO2 tenha aumentado tanto, que a temperatura será insuportável.

Com a temperatura a aumentar, os glaciares e o gelo desaparecem e surgem vagas de calor por todo o mundo, com temperaturas acima do 50º C.

Como a temperatura dos oceanos também está a aumentar, o vento e a humidade aumentam e formam-se cada vez mais tempestades (ciclones, furacões, tornados, e tufões), como por exemplo o Furacão Katrina que se originou no Oceano Atlântico e que atravessou o Golfo do México até Nova Orleães, nos E.U.A.. Foi um dos mais devastadores até agora.

O Aquecimento Global também se manifesta através de precipitações em abundância que causam grandes inundações.

Para além das inundações, também ocorrem secas e o Lago Chade irá diminuir tanto que vai desaparecer.Os seres vivos são os mais prejudicados pelo Aquecimento Global e algumas espécies irão mesmo extinguir-se.

Al Gore tem viajado por todo o mundo a tentar explicar o problema com que nos deparamos, mas muitas pessoas ainda não acreditam no Aquecimento Global.

As guerras e as bombas nucleares também contribuem para a destruição do nosso planeta e juntamente com o aumento do efeito de estufa irão provocar uma grande crise demográfica.

Os Estados Unidos da América são os maiores contribuidores para o Aquecimento Global porque são o país que mais liberta CO2 para a atmosfera, mas não o admitem.O gelo está a derreter tanto no Árctico como na Antárctida, o que faz com que o Premafrost desapareça e cause sérios problemas.

Os ursos polares morrem afogados pois não encontram gelo na imensidão que é o oceano.

O derretimento do gelo nos pólos e nos glaciares fazem com que o nível das águas do mar aumente e que haja inundações nas cidades e destruição das zonas costeiras, praias e campos cultivados.

Antigamente, os cientistas que descobrissem algo sobre o Aquecimento Global eram perseguidos e ridicularizados.

Somos todos nós que causamos este problema, mas podemos tomar certas medidas que o irão resolver.

Só dois países é que não ratificaram o Protocolo de Quioto, os E.U.A. e a Austrália.

O problema do buraco na camada de ozono está resolvido, só falta agora resolver o aumento do efeito de estufa.

Assim podemos concluir que o Aquecimento Global é um problema muito sério e que temos que fazer algo imediatamente para o resolver.  

A.F.M.A.

8ºD Nº3

Nota do Professor: A Austrália já assinou o Protocolo de Quioto. Muito bem André.  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: