Poluição Atmosférica

sala2_35.jpg

Central Termoeléctrica de Sines (a carvão).

Afinal os dados fornecidos na aula já estão ultrapassados. Não precisamos de reduzir em 26% os GEE e temos permissão para os aumentar em 1% até 2020 (expecto na industria).

Notícia retirada e ligeiramente reduzida do Diário de Notícias.

“No pacote energético que a Comissão Europeia (CE) apresentou ontem em Bruxelas e que estabelece quotas para emissão de gases de efeito de estufa, Portugal terá permissão para emitir mais 1% até 2020 nos sectores que hoje não fazem parte do comércio de emissão de CO2.
O plano de Bruxelas, que ainda terá de ser aprovado pelos 27 e pelo Parlamento Europeu, favorece a economia portuguesa porque tem como data de partida 2005, ano em que as emissões nacionais, por causa da seca, ficaram 45% acima do nível de 1990 – que serve a referência para Quioto.
Os transportes, edifícios e agricultura são as actividades onde Portugal ainda pode aumentar o CO2. O resto das indústrias que hoje já são obrigadas a reduzir emissões e que representam 40% do total, terão de fazer um maior esforço para cortar carbono.
A outra meta para Portugal prevê que 31% da energia usada em 2020 tenha como origem fontes renováveis. A ideia ficou assente na Cimeira de Março, em que os chefes de Estado e de governo acordaram sobre as metas que indicam que, até 2020, a UE tem de reduzir em 20% a emissão de gases de efeito de estufa relativamente aos valores de 1990, aumentar em 20% a utilização de energias renováveis e ainda a aposta de 10% em biocombustíveis. Durão Barroso, o chefe do executivo comunitário alerta para a necessidade de assegurar a independência energética da UE, já que hoje o abastecimento chega, em cerca de 80%, de “origens instáveis e nem sempre cooperantes”.
O plano de distribuição de quotas assenta num cálculo com base no PIB de cada país. Assim, se a alguns países, como é o caso de Portugal, ainda é permitido aumentar as emissões, para outros Estados membros, a obrigação dita a redução. Luxemburgo e a Dinamarca são os países que mais reduzem: 20%.
O professor

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: